como-relaxar-o-assoalho-pelvico

Como relaxar o Assoalho Pélvico

Um assoalho pélvico que não relaxa adequadamente pode levar á alterações de outras funções, como força, resistência e coordenação.

Mulheres que tem dificuldade de relaxamento desses músculos sofrem com dor ou ardência durante ou depois da penetração, dificuldade de realizar exames ginecológico, perda urinária ou fecal ou até mesmo dificuldade em segurar os gases. Como podem ver, nem tudo se trata sobre fortalecimento do assoalho pélvico!

Um assoalho pélvico que não relaxa, é um músculo muitas vezes tenso, fraco e com pontos dolorosos. Uma forma simples de trabalhar esse relaxamento é com bolinhas de diferentes resistências. Aquelas que a gente acha em lojinhas “tem de tudo”. Sente sobre um tapete de maneira confortável e coloque a bolinha sobre a região do períneo. Aquele espaço que temos entre a vagina e o anus!

Aos poucos, vá soltando o seu peso sobre a bolinha, se concentrando na sua respiração. Respire profunda e lentamente, enchendo a barriga de ar e depois solte, relaxando. A bolinha funciona como um ótimo feedback de relaxamento, a medida que você vai conseguindo relaxar sobre ela, vai ficando mais confortável e você consegue perceber melhor também a musculatura do assoalho pélvico ao tentar fazer algumas ativações. Comece com bolinhas mais macias, que você consiga ir ajustando a postura sobre ela. Se conseguir, pode mexer um pouquinho o quadril pra frente e pra trás, deixando a bolinha massagear o assoalho pélvico.

Vamos tentar?

________________
Cristiane Belis
Fisioterapia Pélvica e Obstétrica
CREFITO 180950F


Publicado

em